sábado, junho 02, 2012

HISTÓRIA DO MOBILIÁRIO ROMA

Agora Vamos a Roma

                                                          Roma


Na Itália existia três tipos de habitação a Domus, Insula e a Vila.  A Domus era ocupada apenas por seu dono e família com um pátio central. A Insula era uma casa de várias andares, divididas em salas e apartamentos, que abrigavam diversas famílias. As vilas locais de veraneios, bastante luxuosas.

Sobre o mobiliário romana, nada nos resta de madeira, apenas o que foi feito de bronze, conservadas nas cidades de Herculano e Pompéia, que foram soterradas por vesúvio. Onde mais tarde foram feitas escavações nesta região e encontrados móveis da época. 

Vamos aos móveis: 

Leitos e sofas - era costume agrupar três leitos ao redor da mesa de jantar, pois eram acostumados a comer reclinado, sobre o leito de repouso, somente pessoas humildes comiam sentadas. O leito triclinar era uma simples cama coberta de almofadas sobre as quais se sentava com as pernas esticadas. LUCUBRATOURIUS, leito usado para leitura. As camas erma ricamente ornamentadas com medalhões ou incrustações de prata que representavam cenas mitológicas, destinadas aos ricos. As cadeiras são de encosto curvo, que lembra as cadeiras Gregas, no entanto com estruturas mais pesadas. Cadeira dos magistrados Curul, feita de Marfim. As cadeiras assim como as demais vistas, ainda possuíam nos pés ornamentos de patas de animais. Aqui nesta época um pouco mais grossas e pesadas. Mesas , nas casas romanas ocupava lugar fixo, de grande luxo, de bronze e metais preciosos, mármore ou madeira rara com incrustação de prata, madrepérola e marfim. São de pequenas proporções e de muita beleza. As arcas da época eram ornamentadas em metal, os  armários, diferentes das mesas não tinha função decorativa, a partir daqui surgiu os armários mesmos eles foram os inventores dos armários, de sua forma básica, com compartimento e fechaduras. Existiam ainda armário com portas verticais e prateleiras.O Bufete, onde era exposto vasos preciosos utensílios de prata e ouro, só eram usados em momentos solenes.

Pinturas murais eram comuns em Pompéia, foram encontrados diversos em vários estilos. 






Aqui aparece um mesa em bronze da época, com ornamentos de leão nas pernas.



Nenhum comentário:

2 unidades de Lipo 3D Clinical, para redução de medidas, de R$ 300 por R$ 99 – com... (634073)