Barroco
É a época das grandes cortes européias, acompanhada de grande luxo e da fabulosa Construção de versalhes.
A palavra Barroco significa uma pérola mal formada, isto porque
a arte deste movimento é considerada impura.
O mundo
que estava no Renascimento entrou em crises devido a golpes sofridos. Em 1518, Luthero foi
excomungado pelo papa Leão X, iniciando uma série de conflitos de religiões.
Nesses conflitos a Igreja perdeu fiéis e dinheiro, preocupada com a situação
que já estava fora de seu controle, decidiu através do Concílio de Trento o seu
futuro. Esse concílio realizou-se entre 1545 e 1563 (18 anos), toda essa
movimentação da Igreja em relação à perda de fiéis é chamada de Contra-Reforma.
A
principal mudança que a Igreja realizou para manter seus fiéis foi a mudança
estética, assim a Igreja virou o principal mecenas e financiador das artes. O
Concílio de Trento só foi um sucesso devido a essas modificações estéticas que
aconteceram principalmente na arquitetura, além da pintura e escultura.
A
modificação de maior destaque foi o movimento e o espetáculo. Porém, para
conseguir um movimento na arquitetura, a Igreja precisou se modernizar, isto
porque movimento significa sexualidade, que será transmitida através de
espelhos, águas, fontes, escadas, curvas, côncavos e convexos. A maior
preocupação dos arquitetos barrocos era dar o movimento para retratar o teatro,
ou seja, alcançar o espetáculo na arte, a proporção era secundária. No Barroco
tudo é emoção: a Mitologia que antes era considerada pagã é liberada pela
Igreja e retrata a dor, o sangue, o drama, a intensidade.
Luis XIII
Henrique
IV, pai de Luis XIII manteve a paz no reinado, entregando a Luis XIII seu
sucessor, que não tendo condições e
energia entregou o Governo a Richelieu, que patrocinou o desenvolvimento artístico da França.
Henrique IV, por acreditar na decadência
do mobiliária e na necessidade e na
importância para a história, buscou influências estrangeiras para o mobiliários, que vieram com estrutura
pesada e grande, com traços Flandres, Itália, Espanha e Alemanha.
Nos
ambientes são comuns suntuosas tapeçarias de Flandres e de Aubussom, sobre os quais pendem grandes espelhos procedentes da Ítália.
Nasce
aqui a escolha de novas madeiras ao invés de carvalho, subistitui-se pela Nogueira ou por
madeiras preciosas como èbano.
Palácio de Versalles
Jardim do Palácio de versalles
Biblioteca do palácio de Versalles, com uma característica forte da época o uso excessivo de ouro, do dourado.
Quarto de Luiz XIV - Palácio de versalles, remetendo a decoração ao sol.
Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalles , onde um espelho bem feito valia mais ou tanto quanto uma obra de arte. Aqui nesta galeria existe 350 espelhos. Numa parede de mais de 70 metros.
Teto pintado por Charles Le Brun
Sala de jantar de Luis XIV
Estilo Inglês Barroco
Mobiliário de Guilherme e Maria
O
acabamento dos móveis do período de Guilherme
e Maria eram
freqüentemente de cera
e óleo acabado com o período Stuart. Esta técnica foi mais
utilizada para móveis de nogueira clara. Grande parte
do mobiliário marqueterie foi
por uma aplicação de goma laca branca dissolvida em
álcool. Esse curativo era aplicado com um pincel em camadas
finas na superfície de madeira. Depois que o número de
demãos de verniz necessárias haviam sido dadas, finalizava-se com um
método feito por fricção com uma mistura de cera de
abelha com aguarrás. Isso tornou o acabamento em
madeira Infelizmente sujeitos a ataques de insetos,
que foram atraídos pela goma laca. Mas preferivelmente tratar o
móvel com esse acabamento do que sem acabamento algum, pois estaria bem mais
sujeito a pragas. Inicia-se a Idéia de “lar”. Salas menores e mobiliários mais simples.
Trabalhos de tapeçaria bordada,linho estampado, seda, o veludo , o brocado e o
damasco. Motivos decorativos de arco romano, flores, espigas, borboletas e
algas marinhas.
Rainha Ana
Foi
a ultima monarca dos Stuarts. O mobiliário é
gracioso, formas curvas com entalhes delicados. O mogno é a madeira preferida,
mas há também peças com pintura branca. Peças pequenas são uma inovação. Móveis
sóbrios, elegantes e ponderados. Pés das cadeiras em formato de garra de águia
segurando uma bola. Usa-se laca com fundo vermelho, verdes ou pretos. Influência Oriental.
Barroco Francês
No
Barroco na França os móveis ganham muitos adornos, a palavra
"barroco" vem do italiano e significa "pérola irregular", e
a concha da ostra tem uma longa história como símbolo da beleza e sensualidade,
no século 17 se espalhou o gosto por esse tipo de adorno pela Europa e suas
colônias nas Américas e Índia, com peças ricas em arabescos e torneados.
O estilo Luís XIV foi predominante
entre 1643 e 1715. As principais características deste estilo de
mobiliário francês incluem uma mobília mais pesada, no entanto no fim deste
período as peças foram ligeiramente reduzidas de tamanho se tornando ainda mais
atraentes.
Os pés dos móveis passaram por algumas
modificações neste meio tempo, primeira mente as pernas eram quadradas, A
evolução foi para o estilo cabriolet, Depois tivemos uma espécie de cabriole modificado, O
último dos quatro estilos de pernas seja talvez o melhor deles. As pernas
são geralmente menores do que nos armários nas cadeiras com uma ligeira curva e
trabalho flamengo parecidos com encontrados no estilo William and Mary. As traves do pés eram em forma
de H em geral torneadas.
Outro
aspecto importante do período barroco foi o crescimento de uma classe de
profissionais super especializados: os ebanistas, que utilizavam a madeira do
ébano nos móveis. O termo ebanista se tornou sinônimo de mobília de luxo,
devido ao trabalho dos mestres artesãos desta época. André-Charles Boulle está
entre esses ebanistas de grande renome, que confeccionou verdadeiras obras de
arte no período. Boulle também foi o ebanista oficical da corte francesa,
até o período seguinte, conhecido como Luís XV ou Rococó.
A biblioteca nesta época passa a receber vidros nos armários para proteger do pó.
Lustre de Charles Boulle (1642 – 1732)
Lavabo
Serviço de Mesa de Charles Boulle
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