Chi Ppendaile
Wardrobe George estilo Hepplewhite
Robert Adam, arquiteto e decorador, também se especializou em projeto e fabricação de móveis. O mobiliário que produziu tinha linhas delicadas e arquitetônicas, com ornamentação clássica. Usava bastante a pintura, alguns móveis inteiramente dourados. Sua principal criação foi o sideboard e também armários.
O estilo do Império Francês influenciou as artes na Inglaterra, principalmente em mobiliário. Se não tinha o ornamento napoleônico, era bem proporcionado e mais elegante que o francês dessa época. Depois tornou-se excessivamente ornamentado e grosseiro. Neste estilo as paredes das residências eram pintadas em cores fortes, contrastando com as cores pálidas dos interiores de Adam. Usavam colunas dóricas e jônicas, o ornamento seguindo o modelo clássico.
Cadeiras estilo Adam
Luís XIV foi sucedido por bisneto Luís: como este tinha apenas 5 anos, foi
tutelado pelo regente Felipe de Orleãs. O móvel regência reflete a mudança de
reino, apesar de predominar ainda o barroco, surge a tendência rococó em que se
combinam mais agradavelmente retas e curvas. As linhas se fazem mais ligeira e
os móveis menores. O equilíbrio se faz mais assimétrico, usando-se menos
ornamentos , mas com mais gosto.
Thomas Chippendale foi um dos grandes
nomes do mobiliário inglês do século XVIII, nasceu em Otley, Yorkshire, em 1718 e herdou do
seu pai, um marceneiro também chamado Thomas Chippendale, uma oficina de móveis
em Londres.
Thomas Chippendale (1750
– 1790) foi um marceneiro inglês, que se consagrou pelo livro de mobiliário "“O cavalheiro e o Marceneiro", publicado em
1754. O guia tornou-se a cartilha do estilo Chippendale, combinando, com
fantasia, fontes de inspiração inglesa (gótica, paladiana), francesa (rocaille), e chinesa. Foi a primeira obra inteiramente dedicada
ao mobiliário, nela se justapondo o Rococó, o Gótico, o Clássico e as Chinoiseries. Se os desenhos do livro eram pobres, o
mobiliário fabricado por ele era perfeito em mão-de-obra e em desenho. Por causa de seu senso absoluto de linha
e proporções, ele ganhou o apelido de "mestre da linha curva".
Um móvel
de estilo Georgiano Chippendaletem, de modo geral, pernas curvas (cabriolet), os pés podem ser
em pata de leão, e madeira trabalhada com detalhes esculpidos. Chippendale
também realizou peças em estilo oriental (chinoiserie). As pernas dos móveis eram "cabriolet" terminadas por
"pied-de-biche" (pé de cabra).
Móveis curvos
Hepplewhite
George Hepplewhite (1727-1786)
Seu mobiliário tinha um aspecto um pouco mais delicado que o de Chippendale: os móveis eram mais curvilíneos, bem equilibrados. Pode-se notar um paralelo entre seu trabalho e o mobiliário Luís XV.
George nunca atingiu a popularidade do estilo Chippendale, só ganhando notoriedade após sua morte, quando sua viúva publicou o seu Cabinet-maker and Upholsterer's Guide. Ele tinha sido aprendiz na maior casa de fabrico de mobiliário da província Gillow de Lancaster. Em 1760 teve uma oficina em Londres, onde popularizou o uso do pau-cetim e foi o líder de uma reação para maior delicadeza de linhas e proporções. Como conseqüência, seus móveis eram às vezes demasiados frágeis.
George Hepplewhite (1727-1786)
Seu mobiliário tinha um aspecto um pouco mais delicado que o de Chippendale: os móveis eram mais curvilíneos, bem equilibrados. Pode-se notar um paralelo entre seu trabalho e o mobiliário Luís XV.
George nunca atingiu a popularidade do estilo Chippendale, só ganhando notoriedade após sua morte, quando sua viúva publicou o seu Cabinet-maker and Upholsterer's Guide. Ele tinha sido aprendiz na maior casa de fabrico de mobiliário da província Gillow de Lancaster. Em 1760 teve uma oficina em Londres, onde popularizou o uso do pau-cetim e foi o líder de uma reação para maior delicadeza de linhas e proporções. Como conseqüência, seus móveis eram às vezes demasiados frágeis.
Wardrobe George estilo Hepplewhite
Sheraton
Thomas Sheraton (1751-1806)
O estilo de Thomas Sheraton a princípio parecia com o Luís XVI,
sendo depois influenciado pelos estilos Diretório e Império. O móvel que
fabricava era delicado de estrutura, tinha linhas retas e curvas em segmento em
lugar das curvas serpentinas de Hepplewhite. Sheraton
também publicou um livro, The Cabinet-Maker and Upholsterer Drawing
book, seus desenhos influenciando a produção inglesa durante um bom tempo. Como
ornamentação empregava a marchetaria e aplicações de placas de porcelanas.
Sheraton
Diferente dos outros, Sheraton não era marceneiro, portanto não executava suas idéias. Ele desenhava modelos de mobiliário, nem sempre de criação própria. Apesar disso, foi um nome importante pelo seu próprio estilo (com influências dos móveis Luís XVI) e por seus livros publicados. Um deles foi "The Cabinet Dictionary", uma síntese de intruções das técnicas de fazer cadeiras e armários.
Diferente dos outros, Sheraton não era marceneiro, portanto não executava suas idéias. Ele desenhava modelos de mobiliário, nem sempre de criação própria. Apesar disso, foi um nome importante pelo seu próprio estilo (com influências dos móveis Luís XVI) e por seus livros publicados. Um deles foi "The Cabinet Dictionary", uma síntese de intruções das técnicas de fazer cadeiras e armários.
Características -
Móveis parecidos com Hepplewhite com proporções reduzidas e com
diferença nos detalhes. Seus móveis eram de grande leveza e suas linhas
simplificadas com complicado mecanismo de montagem dos móveis.
Madeira – clara com fundo em mogno
Técnicas – emprego de curvas em favor das retas e de arestas vivas
Motivos Decorativos – Jorrões, liras, festões, cornucópias, guirlandas e pequenas coroas
Mesas – circular ou retangulares , apoiadas em suporte torneado em balustre que se abre na parte inferior em 4 pés encurvados para fora. Também criado mesas especiais para jogos e chás.
Camas – criador das camas gêmeas
Madeira – clara com fundo em mogno
Técnicas – emprego de curvas em favor das retas e de arestas vivas
Motivos Decorativos – Jorrões, liras, festões, cornucópias, guirlandas e pequenas coroas
Mesas – circular ou retangulares , apoiadas em suporte torneado em balustre que se abre na parte inferior em 4 pés encurvados para fora. Também criado mesas especiais para jogos e chás.
Camas – criador das camas gêmeas
Adam
Robert Adam, arquiteto e decorador, também se especializou em projeto e fabricação de móveis. O mobiliário que produziu tinha linhas delicadas e arquitetônicas, com ornamentação clássica. Usava bastante a pintura, alguns móveis inteiramente dourados. Sua principal criação foi o sideboard e também armários.
O estilo do Império Francês influenciou as artes na Inglaterra, principalmente em mobiliário. Se não tinha o ornamento napoleônico, era bem proporcionado e mais elegante que o francês dessa época. Depois tornou-se excessivamente ornamentado e grosseiro. Neste estilo as paredes das residências eram pintadas em cores fortes, contrastando com as cores pálidas dos interiores de Adam. Usavam colunas dóricas e jônicas, o ornamento seguindo o modelo clássico.
Cadeiras estilo Adam
Regresso das linhas clássicas no mobiliário de Adam,
Arquiteto Escocês, destacava-se pelas belas salas de jantar, harmonioso entre
retas e curvas.
Estrutura móveis com caráter de utilidade, formadas por retas e curvas em traçado bastante geométrico com proporções belas, delicadas e graciosas, pintura clara em quase todos os móveis, alguns são dourados.
Materiais – mogno, decorados com porcelana e pinturas
Técnicas – adoção de formas ortagonais, desenho sobre mármore e estuque de gesso. Pernas retas, quadradas ou circulares, sempre tornando-se mais estreita na parte inferior.
Motivos Decorativos – cabeças de leão, pássaros, figuras humanas, folhas de acanto, vasos, guirlandas e flores.
Estrutura móveis com caráter de utilidade, formadas por retas e curvas em traçado bastante geométrico com proporções belas, delicadas e graciosas, pintura clara em quase todos os móveis, alguns são dourados.
Materiais – mogno, decorados com porcelana e pinturas
Técnicas – adoção de formas ortagonais, desenho sobre mármore e estuque de gesso. Pernas retas, quadradas ou circulares, sempre tornando-se mais estreita na parte inferior.
Motivos Decorativos – cabeças de leão, pássaros, figuras humanas, folhas de acanto, vasos, guirlandas e flores.
REGÊNCIA
Características - o
mobiliário reflete o espírito de libertinagem e frivolidade da época, as salas
diminuem e são feitos móveis menores. Móveis com influência
feminina
Inovações – mobiliário ganham tamanho reduzido, ornamentos assimetricamente, novos ambientes como comedor e biblioteca, as lareiras passam a ser baixas
Os pés das cadeiras são unidas por travessas em forma de x
Surgem cadeiras palinhas
Técnicas linhas leves, curvas sinuosas, laca, dourado a folha e madeira ao natural.
Os tecidos – usados em diversos móveis, são as tapeçarias de seda e veludos de Gênova, normalmente em tons claros.
Inovações – mobiliário ganham tamanho reduzido, ornamentos assimetricamente, novos ambientes como comedor e biblioteca, as lareiras passam a ser baixas
Os pés das cadeiras são unidas por travessas em forma de x
Surgem cadeiras palinhas
Técnicas linhas leves, curvas sinuosas, laca, dourado a folha e madeira ao natural.
Os tecidos – usados em diversos móveis, são as tapeçarias de seda e veludos de Gênova, normalmente em tons claros.
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