sábado, junho 02, 2012

História do Mobiliário Idade Média

Idade média

- Cristão  Primitivo - 330 - 800
- Bizantino - 350 - 1453
- Islâmico 622 - ...
- Romântico 800 - 1150
- Gótico - 1150 - 1400


Cristão Primitivo 


A mesa era o principal objeto da casa , torneada e entalhada e ao seu redor, cadeiras e bancos. Existe da época bastante objetos religiosos de cunho pagâ, pois sua origem era de Roma pagâ, pois o cristianismo brotou do império Romano. 

Bizantino


Capital do império Romano do oriente, herdeira do Helenismo, o grande centro do Cristianismo e o ponto de convergência das influências bárbaras. O mobiliário Bizantino parece com o Romano. Com espírito diferente, com idéias religiosas. Pouco a pouco os mobiliários religiosos ocuparam a região. O trono de Ravena em marfim, O trono do Imperador Teófilo, amparado por dois leões. Onde quando um personagem ilustre aparecia estes leões se mexiam e os pássaros encrostados no móvel cantavam. As camas eram lavradas com tecidos de púrpura. Arcas esculpidas em verdadeiros tesouros os bizantinos foram referência aos romanos com seus vasos de ouro maciço, mesas de prata, cofres e altares, móveis práticos e carregáveis. Para termos uma ideia da riqueza desta época, temos os valiosíssimo objetos da Igreja Santa Sofia, principal construção Bizantina, la estavam seis mil candelabros de ouro e quarenta mil vasos e bandejas de prata. No entanto a maioria da população da época não possuía móveis e seus ambientes eram separados por tecidos. 


                                       Cadeira de Maximiniano em madeira e Marfim


Como não consegui achar nada da época, tipo as bandejas de prata da Igreja de Santa Sofia, posto aqui a foto da Igreja construção Bizantina. 





Islâmico


A casa árabe , remete a Romana, muito parecida com um pátio central. Aqui havia salas de recepção, ornamento imprescindível na época eram os tapetes feitos com nós, o que se pode ver nos quadros de Holbein. OS tapetes eram produzidos em grande quantidade.Na Persa nasce os tapetes de medalhão de figuras de animais e famosas tapeçarias de caça. Surge os famosos tapetes de oração ornamentados com uma figura de Mirhab, que servia para oração dentro e fora da mesquita. Para ornamentar o interior das casas usava-se madeira talhada ou pintadas. 
Trabalhos em marfim, cristal de rocha, bronze e cerâmica eram encontrados em abundâncias nas vivendas ricas. São verdadeiras jóias artísticas.






Romântico


Habitações do Século X e XI, época do Feudalismo e os senhores feudais. As fortalezas desta época eram construídas em lugar  Inacessível e escaparpado, para evitar que os inimigos queimassem as torres, lançando dardos e flechas acesas. 

Após as cruzadas a influência oriental faz-se sentir e há a procura de maior conforto e refinamento, por isto durante os século XI,XII,XIII os castelos engrandeceram chegando a adquirir dimensões colossais e passam a ser construídos em pedra. As paredes são adornadas com tapetes de lã de cores vivas. As artes passam a ser aperfeiçoadas em função dos castelos. As igrejas são prodígios de beleza. O arco de meio ponto, uma das principais características da Arquitetura Romântica converteu-se durante os séculos XII e XIII. 

Um dos motivos decorativos é a estrela de 6 pontas (talhada ou colada)formas vegetais realistas e estilizadas, assim como o arco de meio ponto.

Nesta época podemos encontrar móveis transportáveis, pois eles seguiam com o seu dono, cadeiras, tronos, arcas, bancos e tamboretes. A maioria das arcas desta época são de propriedade eclesiástica. As cadeias conforme mostram os manuscritos são de aparência frágil de linhas retas exagerando a verticalidade do espaldar, terminando com pés retos. Para maior comodidade nas cadeiras usavam-se coxins e almofadões. As cadeiras de autoridades continuam sendo pesadas e severas, feitas de grossas táboas que imitavam a pedra e mármore. 

cama- se são de metálicas, são muito simples com alguns ornamentos em forma de bolas nas patas. Se são de madeira são feitas à base de torneados com cabeceira altas ou baixas. As laterais são ornamentadas com balustres pequenos e por arcadas. 

Mesas são formadas por simples taboas colocadas sobre cavaletes. Ficavam ocultas pelas tapeçaria. A mesa propriamente dita é originada desta época pois neste período começou-se a usar uma pequena mesa de escrever.

Armários - Este é feito de pedaços de madeira, muito grossa , sendo as dobradiças, fechaduras e  ornamentos de ferro forjado. 







Nenhum comentário:

2 unidades de Lipo 3D Clinical, para redução de medidas, de R$ 300 por R$ 99 – com... (634073)